top of page

Bonjour Pará

bonjour pará_por demétrius carvalho.jpeg

foto: demétrius carvalho

Banda criada para a celebração da “fuleiragem”, do requebro das cinturas, muitas delas bastante femininas, de saias e sandálias. Corretos ornamentos pra dança caliente que se precipita. A pele bronzeada é requisito opcional, mas também importante pra entender esse estilo: o baile “brega” paraense, que grassou pelos salões, quartos de empregadas, guaritas de vigilantes insones e assentos de motoristas de ônibus pelo norte e nordeste do Brasil, desde os anos 70 até hoje, revalorizado que está pelos jovens da dita cultura alternativa, da classe média.

 

O baile tropical parece que subiu na vida! Levados por estes agentes da subversão popular a todos os recantos do país, nomes clássicos do convescote paraense como Alípio Martins, Pinduca, Raimundo Soldado, Mestre Vieira, Beto Barbosa e Pim, são executados pelos meninos do Bonjour Pará e levam o delírio quente às noites de São Paulo.

Músicas como Surra de Amor, Sinhá Pureza, Remador e Piranha mostram a cultura de festa do Brasil de cima. Aquele perto das Antilhas, do Caribe, das maracas, do clima praiano ou de “beira de rio” dos filhos mais próximos da Linha do Equador. Música de risada fácil, xamegos e afetos apimentados.

Bonjour Pará é formado pelos cearenses Gil Duarte (sopros e voz) e Marcos Maia (bateria); e pelo paulista quase cearense Demétrius Carvalho (baixo e voz). 

bottom of page